Jangadeiro FM
BandNews FM
por Gabriele Reinaldo - 18/09/2025 às 19:43
O União Brasil estabeleceu, nesta quinta-feira (18), um prazo de 24 horas para que seus filiados deixem os cargos em comissão que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O filiado que descumprir a determinação e permanecer no cargo poderá ser expulso e enquadrado por infidelidade partidária.
A medida foi aprovada por unanimidade pela Executiva Nacional e alcança cargos do alto escalão, como ministérios, além de autarquias, fundações e empresas públicas.
Atualmente, o União Brasil ocupa o Ministério do Turismo, comandado pelo deputado Celso Sabino. O partido também foi responsável por indicar Waldez Góes (PDT) para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Frederico Siqueira para o Ministério das Comunicações.
“Todos os filiados do União Brasil \[…] requeiram a sua imediata exoneração dos cargos públicos de livre nomeação e exoneração e/ou funções de confiança eventualmente ocupados no âmbito da Administração Pública Federal Direta (ministérios) ou Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista)”, diz o partido em nota oficial.
O documento também afirma que a divulgação da operação da Polícia Federal contra o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, sobre um suposto esquema do PCC nos setores financeiro e de combustíveis, está relacionada ao novo posicionamento da legenda em relação ao Governo Federal.
“Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal — movimento legítimo, democrático e amplamente debatido nas instâncias partidárias”, diz a nota.
Jangadeiro FM
BandNews FM