Incrível: cearense une técnica e talento para produzir cartazes de supermercado

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Incrível: cearense une técnica e talento para produzir cartazes de supermercado

por Vitória Barbosa - 03/09/2023 às 20:53

Ana Vitoria atua como cartazista em supermercado de Quixaramobim desde 2022 (Foto: Arquivo pessoal)

Com letras grandes e cores chamativas, os cartazes que anunciam ofertas e promoções em supermercados e lojas ainda fazem sucesso em meio aos novos recursos digitais de comunicação. Quem está por trás desse tipo de comunicação visual é o cartazista.

Em Quixeramobim, no Sertão Central, Ana Vitoria se encontrou na profissão. Ela atua como cartazista em supermercado da cidade desde o ano passado.

“Eu conheci a profissão durante a entrevista de emprego para assistente administrativo. Quando mencionei que fazia quadros pra vender, a entrevistadora sugeriu a vaga de cartazista. Até então, só tinha me inscrito na esperança de conseguir uma oportunidade melhor”, relembra.

Ana Vitoria nunca fez um curso especializado, mas a falta de formação foi superada pelo talento. Além do emprego fixo, a cartazista atende encomendas extras e tem feito sucesso. Todo seu trabalho é divulgado nas redes sociais.

Ela diz ser feliz com o que faz. “O que mais gosto em ser cartazista é a liberdade que tenho de criar e poder ver minha evolução constante. É uma arte é algo que exige foco e calma para poder fazer um bom trabalho”, destaca.

Renda

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a renda média mensal de um cartazista é de R$ 2,4 mil. Não é necessária formação específica.

A profissão pode ser formalizada como MEI. Na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, ela está descrita como “cartazista, pintor(a) de faixas publicitárias e de letras independente”.

Jangadeiro FM

BandNews FM