» Medicamentos contra lúpus são incluídos no rol de cobertura dos planos de saúde

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Medicamentos contra lúpus são incluídos no rol de cobertura dos planos de saúde

por Gabriele Reinaldo - 24/09/2025 às 19:38

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dois medicamentos que auxiliam no tratamento do lúpus foram incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, tornando sua cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

A inclusão foi aprovada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passará a valer a partir de 3 de novembro. A expectativa é beneficiar cerca de 2 mil pessoas com essa medida.

Os medicamentos que terão cobertura pelos planos são o anifrolumabe e o belimumabe, ambos indicados para o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico em pacientes adultos que enfrentam episódios frequentes da doença e apresentam alta incidência de sintomas.

“Essas inclusões são muito significativas, pois o lúpus é uma doença complexa, que não tem cura. Se temos no país opções de medicamentos que possibilitam o controle da doença e que garantem uma boa qualidade de vida para o paciente, isso precisa estar disponível para o consumidor”, disse, em nota, o diretor-presidente da ANS, Wadih Damous.

LÚPUS

O lúpus é uma doença autoimune crônica e sem cura, que causa episódios de inflamação e pode danificar tecidos e órgãos.

A doença afeta, principalmente, mulheres entre 20 e 45 anos. Os sintomas mais comuns incluem dores, inchaço e rigidez nas articulações, manchas avermelhadas nas bochechas e no nariz, além de reações na pele, que surgem após a exposição ao sol.

Por ser uma doença inflamatória multissistêmica, o lúpus envolve diversos órgãos e sistemas. Caracteriza-se pela perda de tolerância do sistema imunológico, que desenvolve um quadro inflamatório com produção de autoanticorpos.

Jangadeiro FM

BandNews FM