» Entre algemas e tornozeleiras em quem você prefere acreditar: Lula ou Bolsonaro?

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Entre algemas e tornozeleiras em quem você prefere acreditar: Lula ou Bolsonaro?

por Wanderley Filho - 19/07/2025 às 14:14

➡️ Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

Quando Lula foi preso por corrupção, o então juiz Sérgio Moro dispensou o uso de algemas, alegando respeito ao cargo anteriormente ocupado pelo petista. Houve aí certo pudor para evitar a exploração da imagem de um ex-presidente algemado.

Jair Bolsonaro ainda não foi condenado, mas usará tornozeleira eletrônica. Provavelmente não serão feitas imagens da instalação do equipamento, mas a notícia basta para produzirmos na mente a imagem humilhante. Não entro aqui na discussão jurídica, mas nos efeitos políticos de tais fatos.

“A política tem sempre uma dimensão estética”, diz Jacques Rancière. É verdade, basta vermos a ascensão dos marqueteiros ao papel de oráculos. E, como a política se transformou em espetáculo, a estética dos nossos dramas políticos ganha a dimensão das tragicomédias, mobilizando multidões de espectadores. Nesse enredo, o simbólico reina sobre o lógico.

Em “A Psicologia das Multidões”, muito antes de a internet existir, Gustave Le Bon defende que uma multidão “pensa por imagens”, sem espírito crítico, manipulável, “joguete de estimulantes exteriores”, reagindo por sugestão e contágio. Com o advento das multidões digitais, isso se ampliou de forma imensurável. Por isso, a disputa política no Brasil, nesse exato instante, é pela repercussão desses acontecimentos nas redes sociais, através da excitação emocional de grupos polarizados.

A imagem da tornozeleira será o fim político de Bolsonaro? Ou pode ser uma nova facada? Depende. Se Lula tripudiar do adversário, pode ajudá-lo a posar de vítima de um poder arbitrário. Se Bolsonaro amenizar o tom, pode se apresentar como mártir de sua própria causa, mobilizando seguidores e mantendo capital político. Tudo está aberto. E, a depender do resultado das eleições, quem hoje é preso e condenado, amanhã pode ser solto e perdoado. Já aconteceu, não é mesmo?

Não é sobre quem tem razão, mas sobre quem convence melhor. O espetáculo, como dizem, não pode parar.

▪️ Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Jangadeiro FM

BandNews FM