Dino defende mudança na lei para enquadrar facções como terroristas - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Dino defende mudança na lei para enquadrar facções como terroristas

por nicole.duarte - 27/10/2023 às 09:42

Para o ministro, fechar os caminhos de financiamento deve ser o centro da estratégia brasileira de superação da criminalidade organizada. (Foto: reprodução)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu mudanças na lei sobre terrorismo para ampliar a definição e enquadrar as facções criminosas como terroristas, para que sejam alvos de mecanismos mais rigorosos de enfraquecimento financeiro.

“Mas temos que voltar nosso olhar também para um aspecto que, lato sensu, eu classifico como terrorismo. Um domínio do território, como milícias e facções que se estabeleceram no Rio de Janeiro, é ou não é, materialmente falando, ato de terrorismo?”, disse o ministro.

As declarações de Dino foram dadas nesta quinta-feira (26) durante participação no congresso sobre prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Para o ministro, fechar os caminhos de financiamento deve ser o centro da estratégia brasileira de superação da criminalidade organizada.

Digo explicou que a legislação trata o terrorismo como o ato de provocar terror social e generalizado, aludindo à sabotagem de meio de transporte, “que foi o que esta facção de milicianos fez [no Rio de Janeiro], tocou fogo em ônibus, trens e impediu a circulação de pessoas e mercadorias”.

SOBRE A LEI

A lei sobre terrorismo prevê pena de 15 anos a 30 anos de prisão para “quem receber, obtiver, guardar, mantiver em depósito, solicitar, investir ou de qualquer modo contribuir para a obtenção de ativo, bem ou recurso financeiro, com a finalidade de financiar, total ou parcialmente, pessoa, grupo de pessoas, associação, entidade, organização criminosa que tenha como atividade principal ou secundária, mesmo em caráter eventual, a prática dos crimes de terrorismo”.

*Com informações da Agência Brasil.

Jangadeiro FM

BandNews FM