"Cogitei por diversas vezes desistir": os desafios do aleitamento materno - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

“Cogitei por diversas vezes desistir”: os desafios do aleitamento materno

por vitoria.barbosa - 16/08/2023 às 09:02

O leite materno protege o bebê contra infecções e alergias (Foto: Reprodução)

Agosto é especial para Ligiane Gomes. Seu primeiro filho, Theo, completa um ano de vida. O mês também é dedicado ao incentivo do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado. E foi por meio da amamentação que ela o ajudou a se recuperar mais rápido e sair da UTI Neonatal. Theo foi internado logo ao nascer devido a uma complicação respiratória.

Por quatro dias, Ligiane não pode amamentar o filho, que estava intubado. “Assim que ele foi liberado para tomar meu leite no peito, a melhora dele foi bastante significativa. Ele melhorou depois que veio para meus braços e sentiu meu aconchego”, relembra.

O vínculo afetivo é só um dos benefícios da amamentação, que também inclui: recuperação mais rápida do parto; diminuição do risco de sangramento e redução da incidência de câncer de mama e ovário, destaca a enfermeira obstetra e consultora de amamentação Lucimeire Silva.

Para o bebê, o leite materno protege contra infecções e alergias; reduz chances de obesidade; aumenta o quociente de inteligência e favorece crescimento e desenvolvimento adequados.

Desafios

Mãe de primeira viagem, Erika Fernandes sempre desejou amamentar. Mas o início não foi fácil, assim como não é para muitas mães. “A pega errada ocasionou fissuras no meu peito, tornando doloroso amamentar. Cogitei por diversas vezes desistir da amamentação”, relata.

Seis meses após essa fase, ela sente orgulho por não ter desistido e ressalta a importância de se informar.

De acordo com Lucimeire, é justamente informação o melhor preparo. “Durante a gestação, o próprio corpo vai preparando as modificações necessárias para amamentar. Então, estude para quando o bebê chegar, você se sentir mais confiante. Apesar de ser um processo natural, amamentar é uma habilidade que envolve muitos fatores, como condições físicas e emocionais da mãe, ambiente e rede de apoio”.

Quando a amamentação não evolui bem, podem surgir intercorrências como fissuras mamilares, ingurgitamento mamário, candidíase mamária, obstrução de ductos e mastite. Nesses casos, é importante pedir ajuda.

Jangadeiro FM

BandNews FM