Uece mantém uma e anula duas das questões envolvidas em acusação de antissemitismo no vestibular

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Uece mantém uma e anula duas das questões envolvidas em acusação de antissemitismo no vestibular

por vitoria.barbosa - 05/05/2024 às 19:57

Polêmica envolveu prova de conhecimentos gerais do vestibular 2024.2 (Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) anulou duas questões das três que causaram repercussão após ser acusada de antissemitismo (preconceito contra povos judeus) no vestibular 2024.2. A instituição de ensino decidiu manter a outra questão.

“Considerando a repercussão excepcional das questões 27, 29 e 35 da prova de Conhecimentos Gerais, a CEV/Uece, com base no parecer das bancas elaboradoras, comunica a anulação das questões 29 e 35, bem como a manutenção integral da questão 27”, informou.

A universidade explica que é rotina nos vestibulares a decisão de anular ou manter questões, “baseada em critérios técnicos e acadêmicos”.

Entenda

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) acusa a Uece de ato ilícito e improbidade administrativa. Segundo a confederação, as questões que citam povos judeus possuem “cunho extremamente preconceituoso e abertamente antissemita”.

Segundo a Conib, a resposta da questão 29 “ofende e desumaniza, de forma flagrante e irreparável, a memória das vítimas do Holocausto, na medida em que normaliza as atrocidades cometidas contra o povo judeu pelo regime Nazista e aplica um cálculo de custo-benefício para avaliar o genocídio de 6 milhões de pessoas”.

O gabarito preliminar sugeria que o genocídio dos judeus não foi uma medida racional do ponto de vista econômico, já que poderiam ter sido escravizados.

A Conib também criticou a utilização do termo “elite judaica” para se referir aos judeus na pergunta 27 e afirma que questão 35 “foi construída de maneira tendenciosa e carente de respaldo histórico, distorcendo a definição de Sionismo e instigando preconceitos e estereótipos contra a comunidade judaica”.

Questão mantida

A Uece manteve a questão 27 e justificou, entre outros pontos, que o termo “elite judaica” faz referência a lideranças religiosas e políticas.

“Como todo povo, eles tinham lideranças religiosas e políticas, que compõem uma elite para além da compreensão de base financeira. Essas lideranças, portanto, representam uma elite entre o povo, e é a elas que o enunciado da questão faz referência”.

Jangadeiro FM

BandNews FM