» Usar paracetamol na gravidez não tem ligação com autismo, afirma Anvisa

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Usar paracetamol na gravidez não tem ligação com autismo, afirma Anvisa

por Gabriele Reinaldo - 26/09/2025 às 19:25

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil não possui registros que liguem o uso de paracetamol durante a gravidez com possíveis casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A afirmação foi anunciada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fazer relação entre o uso do medicamento na gravidez e autismo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desmentiu a fala de Trump sobre o uso do analgésico.

“O Tylenol é causa do autismo? Mentira! Não existe nenhum estudo que comprove uma relação entre o paracetamol e o Tylenol com o autismo. Esse tipo de mentira coloca a sua vida e a vida do seu bebê em risco”, destacou o ministro, em suas redes sociais.

A Anvisa informou, também, que o Paracetamol é classificado em norma como medicamento de baixo risco e, por isso, faz parte dos produtos que não precisam de receita médica.

“A Organização Mundial de Saúde, a Anvisa, as principais agências internacionais de proteção à saúde já deixaram claro: o paracetamol é medicação segura. Aliás, o autismo foi diagnosticado e identificado muito antes de existir paracetamol”, acrescentou o ministro.

A declaração de Trump repercutiu mundialmente. A OMS divulgou uma nota informando que não há, atualmente, evidências científicas que comprovem a relação do autismo e o paracetamol na gravidez.

Jangadeiro FM

BandNews FM