» Redes estão proibidas de permitir trabalho de crianças influencers sem autorização da Justiça

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Redes estão proibidas de permitir trabalho de crianças influencers sem autorização da Justiça

por Gabriele Reinaldo - 27/08/2025 às 19:10

A Justiça do Trabalho determinou, em caráter liminar, que as redes sociais Facebook e Instagram não tolerem nem permitam a exploração de trabalho artístico infantil em suas plataformas sem autorização judicial prévia.

Caso a decisão seja descumprida, as plataformas digitais estarão sujeitas a uma multa diária de R$ 50 mil por cada criança ou adolescente encontrado em situação irregular. O Facebook e o Instagram ainda podem recorrer da decisão.

A medida atende a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT). Na sentença, a juíza Juliana Petenate Salles, da 7ª Vara do Trabalho de São Paulo, afirma que manter menores de idade expostos na internet com fins lucrativos, “sem a devida avaliação das condições em que ocorre o trabalho artístico e sem autorização da Justiça, gera riscos sérios e imediatos”.

O documento também destaca os riscos à saúde mental e física decorrentes da pressão por produção de conteúdo, além da exposição a ataques de haters e prejuízos à autoestima.

A juíza ressaltou que o MPT apresentou um inquérito civil com perfis de menores atuando nas redes sociais, caracterizando o trabalho infantil artístico. A prática fere o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de violar a Constituição Federal e normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Jangadeiro FM

BandNews FM