Jangadeiro FM
BandNews FM
por Aline Neri - 22/07/2025 às 14:42
O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (21), um pedido de suspensão cautelar do mandato e o bloqueio imediato da remuneração de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), incluindo salário, cota parlamentar e verbas indenizatórias.
O pedido argumenta que Eduardo se engajou em articulações hostis ao Estado brasileiro, à Constituição da República e aos Poderes constituídos, enquanto esteve nos Estados Unidos após pedir uma licença de afastamento das funções por 120 dias, período que encerrou neste domingo (20).
“Sua conduta agravou-se de forma notória e pública: foram inúmeras declarações e ações orientadas à promoção de sanções internacionais contra o Brasil, especialmente dirigidas ao Supremo Tribunal Federal e à autoridade de seus ministros, inclusive com comemoração da tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras anunciadas por Donald Trump”, diz trecho da petição assinada por Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara.
O regimento da Câmara determina que o salário de deputado seja suspenso caso encerre o prazo da licença e o parlamentar não retorne ao exercício do mandato ou não comunique à presidência a permanência no exterior.
“É imperativo que a Presidência da Câmara proceda ao imediato bloqueio do pagamento da remuneração parlamentar de Eduardo Bolsonaro, nos termos da Constituição Federal e das normas internas desta Casa”, diz outro trecho.
No documento são apontadas duas representações no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Eduardo que pedem a cassação do mandato por violação ao decoro, traição à soberania nacional e abuso das prerrogativas constitucionais.
NÃO RENUNCIARÁ
Eduardo Bolsonaro afirmou, neste domingo (20), que não renunciará ao cargo. O parlamentar pediu licença do mandato e foi morar nos EUA alegando sofrer perseguição política. Durante live nas redes sociais, ele disse que vai conseguir “levar o mandato” por mais três meses.
“Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, eu consigo levar meu mandato, pelo menos, até os próximos três meses”.
Jangadeiro FM
BandNews FM