» Examinadores do Detran deverão usar câmera corporal para prevenir irregularidades na prova da CNH

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Examinadores do Detran deverão usar câmera corporal para prevenir irregularidades na prova da CNH

por Gabriele Reinaldo - 31/07/2025 às 19:31

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) deve adotar medidas para prevenir possíveis corrupções ou outros atos ilegais de seus servidores na aplicação de provas para a emissão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH). O Ministério Público do Ceará recomenda que seja instalado um sistema de videomonitoramento das provas em todo o estado, com câmeras corporais nos examinadores.

A recomendação foi feita nesta terça-feira (29). Segundo o MPCE, o objteivo é prevenir e coibir irregularidades no exame após um procedimento administrativo ter sido instaurado, pela 7ª Promotoria de Justiça de Sobral, a partir da denúncia de uma candidata que disse estar sendo coagida a pagar R$ 200 para passar na prova.

A partir da divulgação de um áudio da denunciante nas redes sociais, diversos comentários relataram que a situação seria recorrente. Uma audiência foi promovida para discutir o tema e um representante do Detran de Sobral informou que nunca recebeu denúncias de cobrança indevida por parte dos seus servidores.

CANDIDATOS PODERÃO DENUNCIAR IRREGULARIDADES LOGO APÓS A PROVA
Com a apuração dos fatos, o MP também recomendou que o Detran garanta a participação obrigatória de examinadores em cursos sobre moralidade administrativa e sobre sanções criminais em caso de descumprimento da legislação.

Além disso, também foi recomendada uma norma interna para melhor reconhecimento dos fiscais durante os exames e a criação de um formulário para os candidatos preencherem no fim das provas, a fim de coletar informações sobre eventuais irregularidades durante a avaliação.

Jangadeiro FM

BandNews FM