» Criança com aneurisma raro é salva após cirurgia; menino de 5 anos foi diagnosticado com aneurisma na artéria carótida

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Criança com aneurisma raro é salva após cirurgia; menino de 5 anos foi diagnosticado com aneurisma na artéria carótida

por Gabriele Reinaldo - 12/08/2025 às 19:44

A rotina da família de agricultores Talita Viana e Antônio Alves foi interrompida de forma abrupta neste mês. No Sítio Umburana, em Jucás, interior do Ceará, o filho do meio, Talyson, de apenas cinco anos, começou a apresentar sintomas preocupantes, como dores no pescoço, falta de apetite e vômitos com sangue. O diagnóstico revelou uma condição rara para a idade: um aneurisma na artéria carótida interna, uma dilatação da artéria com aumento do risco de rompimento e hemorragia grave.

💬 “Ele é muito forte, esperto, cheio de energia. Quando vimos que não estava bem, ficamos muito preocupados e corremos para buscar ajuda”, lembra o pai.

Atendido inicialmente no interior, o menino foi transferido para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza. No dia 2 de agosto, já debilitado e com sangramento intenso, Talyson sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado pela equipe médica.

Exames de imagem mostraram que o sangramento vinha da nasofaringe, região atrás do nariz. Para conter o sangramento, os médicos realizaram um tamponamento nasal de emergência, enquanto buscavam a causa exata do problema.

Diante da gravidade, Talyson foi transferido para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que possui serviço especializado para esse tipo de tratamento. Na unidade, o médico neurorradiologista intervencionista Diego Bandeira realizou a embolização, procedimento minimamente invasivo no qual um cateter é inserido pela veia da perna até o aneurisma, onde pequenas molas metálicas bloqueiam o fluxo sanguíneo, prevenindo novos sangramentos.

💬 Após o procedimento, Talyson retornou ao Hias e permanece em observação na unidade ao lado da família. Para a mãe, ver o filho reagindo ao tratamento é um alívio. “Graças a Deus e aos médicos, ele está se recuperando bem. Em breve, vamos estar em casa de novo com ele. Foi tudo muito difícil, mas sentimos que não estávamos sozinhos”, disse, emocionada.

Jangadeiro FM

BandNews FM