» União Brasil dá 24 horas para que filiados deixem cargos no governo Lula

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

União Brasil dá 24 horas para que filiados deixem cargos no governo Lula

por Gabriele Reinaldo - 18/09/2025 às 19:43

(Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O União Brasil estabeleceu, nesta quinta-feira (18), um prazo de 24 horas para que seus filiados deixem os cargos em comissão que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O filiado que descumprir a determinação e permanecer no cargo poderá ser expulso e enquadrado por infidelidade partidária.

A medida foi aprovada por unanimidade pela Executiva Nacional e alcança cargos do alto escalão, como ministérios, além de autarquias, fundações e empresas públicas.

Atualmente, o União Brasil ocupa o Ministério do Turismo, comandado pelo deputado Celso Sabino. O partido também foi responsável por indicar Waldez Góes (PDT) para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Frederico Siqueira para o Ministério das Comunicações.

“Todos os filiados do União Brasil \[…] requeiram a sua imediata exoneração dos cargos públicos de livre nomeação e exoneração e/ou funções de confiança eventualmente ocupados no âmbito da Administração Pública Federal Direta (ministérios) ou Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista)”, diz o partido em nota oficial.

O documento também afirma que a divulgação da operação da Polícia Federal contra o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, sobre um suposto esquema do PCC nos setores financeiro e de combustíveis, está relacionada ao novo posicionamento da legenda em relação ao Governo Federal.

“Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal — movimento legítimo, democrático e amplamente debatido nas instâncias partidárias”, diz a nota.

Jangadeiro FM

BandNews FM