Nenhum dos vazamentos de esgoto na Praia de Iracema é da Cagece, aponta relatório - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Nenhum dos vazamentos de esgoto na Praia de Iracema é da Cagece, aponta relatório

por bergson.araujo - 04/12/2023 às 20:25

Nenhum dos vazamentos de esgoto que poluiu o mar da Praia de Iracema é da Cagece. (Foto: Daniel Bezerra)

Nenhum dos vazamentos de esgoto que poluiu o mar da Praia de Iracema, em novembro deste ano, é de responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), aponta relatório técnico divulgado nesta segunda-feira (4) pela empresa de saneamento básico.

Porém, a inspeção identificou um vazamento de água. “Constatou-se que, dos 22 pontos mencionados no relatório, apenas um é de responsabilidade da companhia, tratando-se de um rompimento de tubulação de água, que já foi resolvido pelas equipes técnicas”, explica o documento.

O relatório analisou os pontos indicados pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza como possíveis ligações irregulares na rede de esgoto.

Apesar das outras 21 ocorrências não se tratarem de ligações realizadas pela Cagece, segundo o documento, a Companhia retirou tubulações antigas, desativadas ou com vida útil comprometida.

A Cagece também desfez ligações irregulares encontradas, realizadas por propriedades particulares, e remanejou tubulações que atrapalhavam a rede de drenagem.

A inspeção também identificou descargas de águas pluviais, vindas de piscinas ou dispositivos de ar-condicionado de estabelecimentos privados, sem qualquer vínculo com a Cagece.

Em nota ao Jornal Jangadeiro, a Seuma reafirma a culpa da Cagece.

“O documento aponta, pelo menos, 22 ligações indevidas da Cagece à rede de drenagem nas áreas da Praia de Iracema, Poço da Draga e Riacho Maceió, no Papicu, conforme anexo”, afirma a pasta.

Jangadeiro FM

BandNews FM