» Lula sanciona lei que amplia pena por uso de Inteligência Artificial em crimes contra mulheres

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Lula sanciona lei que amplia pena por uso de Inteligência Artificial em crimes contra mulheres

por Sabrina Evini - 28/04/2025 às 17:51

O crime de violência psicológica contra a mulher praticado com o uso de inteligência artificial (IA) ou de qualquer outra tecnologia que altere imagem ou voz da vítima terá a pena agravada. A Lei 15.123/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (25). Agora, a pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa será aumentada em 50%.

Ou seja, se a pena aplicada fosse de 1 ano, ela passaria para 1 ano e meio, ou se fosse de 2 anos, passaria para 3 anos. O juiz calculará a pena normalmente e, ao final, aumentará esse valor em 50% se o crime envolver o uso dessas tecnologias.

MAS O QUE É VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA?

Conforme o Código Penal, a violência psicológica contra a mulher é causada por dano emocional que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que pretenda degradar ou a controlar ações, comportamentos, crenças e decisões.

Uma das formas mais atuais é a utilização de deepfakes: vídeos ou imagens falsificadas por IA envolvendo mulheres reais. Essas produções geralmente incluem a divulgação de conteúdos pornográficos falsos simulando nudez e, muitas vezes, são usadas como forma de ameaça, constrangimento, humilhação e chantagem.

💬 “A inteligência artificial consegue colocar voz, rosto e corpos de meninas, adolescentes e mulheres, simulando com muita precisão para fazer crimes que afetem a reputação, a dignidade e a psicologia dessas mulheres”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora do projeto.

Jangadeiro FM

BandNews FM