Cidade Jovem: o impacto dos programas sociais para a juventude de Fortaleza

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Cidade Jovem: o impacto dos programas sociais para a juventude de Fortaleza

por vitoria.barbosa - 21/11/2023 às 11:01

São cerca de 600 mil beneficiados por ano nos mais de 50 projetos dedicados aos jovens

Vocês sabiam que Fortaleza é a capital brasileira que mais investe em políticas públicas para a juventude? São cerca de 600 mil beneficiados por ano nos mais de 50 projetos dedicados aos jovens. Massa, né?


O rolê é o seguinte: sair de casa, pegar um ônibus, garantir passagem gratuita com o Passe Livre e ir até a Rede Cuca. Lá você pode aproveitar várias atividades.

Depois partiu Academia Enem, para estudar e tentar uma vaga na universidade. Mas, antes, você pode garantir o Bolsa Jovem, uma boa ajuda financeira. Para quem é ligado em tecnologia, cola no Juventude Digital. Quem curte o mar vai adorar o Juventude na Onda. Então… Voa Juventude!

E tem muito mais programas à disposição. A ideia é diminuir a desigualdade social. “A juventude tem a oportunidade de sair das ruas e acessar estruturas que proporcionam mudanças. O jovem pode praticar esportes, investir na carreira e ingressar no mercado de trabalho. Isso muda a vida da garotada”, avalia o prefeito José Sarto.

Para o secretário da Juventude, todos os projetos são vanguardistas. “A Academia Enem tem a maior sala de aula da América Latina, sendo 12 mil jovens impactados todos os anos. O Juventude na Onda é o único programa voltado para surf gratuito do país. A gente tem a maior rede de equipamentos de juventude do país, a Rede Cuca, e o maior programa de transferência de renda para jovens: o Bolsa Jovem”.

Eita, e os números são empolgantes, viu? A Rede Cuca atende, em média, 500 mil pessoas por ano. O Juventude Digital não fica atrás e deve beneficiar mais de 40 mil jovens até 2024; enquanto o Voa Juventude já ofertou mais de 1.500 passagens individuais e em grupos.

A gestão tem planos para novos projetos, como Juventude no Parque, para ocupação nos parques da cidade, e escolas de kitesurf voltadas para formação de instrutores.

Conheça os projetos no Portal da Juventude.

Expediente

Fayher Lima, Gabriel Lopes, Roberta Tavares e Vitória Barbosa

Jangadeiro FM

BandNews FM